Não é cadastrado, clique aqui!
Não é cadastrado, clique aqui!
Quarta-feira, 23 de abril de 2014
Esquerda
Direita
Share
Publicada em 16/07/2012
1821 pessoas já leram esta matéria.  

Consulta de débitos e restrições de veículos é o novo serviço

A partir desta quinta-feira, 12 de julho, o cidadão terá acesso ao 19º serviço eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Por meio do portal www.detran.sp.gov.br , será possível pesquisar débitos e outras restrições do veículo, sem a necessidade de fazer login e senha.

Para isso, basta acessar o link “Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículos”, no menu “Serviços Eletrônicos”, à direita da tela, e digitar os caracteres da placa e o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) do veículo – disponíveis no documento anual de licenciamento e no documento de compra e venda. Por questões de segurança, os dados do proprietário – como nome e endereço – não serão revelados.

O sistema informará se existem pendências como multas vencidas (incluindo o valor total delas) e restrições administrativas (bloqueios por comunicação de venda ou relacionado para leilão). Pelo portal, também estarão disponíveis dados sobre queixas de furto ou roubo, débitos de Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), bloqueios judiciais (quando os veículos estão em inventário ou são dados como garantia de pagamento, por exemplo) ou restrições financeiras (no caso de veículos financiados).

“O novo serviço será útil para quem estiver interessado em comprar veículos usados. É uma forma de dar mais segurança aos vendedores e aos compradores, que vão poder conferir a veracidade das informações eventualmente fornecidas sobre determinado veículo, antes de fechar negócio”, explica o coordenador do Detran.SP, Daniel Annenberg.

No caso de veículos registrados na Capital, também será possível consultar quando foi realizada a última inspeção ambiental, exigida pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

SIMULADO ONLINE – No início de julho, o Detran.SP lançou o simulado de prova teórica online.   A implantação tem o objetivo de auxiliar o estudo dos condutores que passarão pelo exame teórico, exigido em duas situações: para quem deseja obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para motoristas habilitados antes de novembro de 1999 que buscam renovar o documento.

O portal também passou por uma reformulação no layout , que ganhou ferramentas mais modernas para facilitar a navegação. Entre as novidades, foi criado um campo específico para realização de cadastro e acesso aos serviços onlines, com áreas login e senha.

Além disso, os 19 serviços eletrônicos disponíveis atualmente estão segmentados por categoria (CNH, Veículos e Infrações), sendo exibidos os três mais acessados em cada uma delas.

Fonte: Detran SP - 13/07/2012

Destaques

Cadastre-se e receba notícias. É grátis!