Login
Uma empresa de cobrança pode executar uma dívida bancária que não foi dada em garantia?
Por: Moema, Salvador - BA
Enviada: 19/03/14 - 10:28:08
Tenho uma dívida em um determinado banco, hj no valor total vencido e a vencer de r$ 3.000,00. em dezembro conseguir pagar 900,00. hoje estou sem condições e tenho recebido cartas ameaçadores de empresa de cobrança falando em execução já tentei negociar eles não aceitam minha proposta. meu celular é cheio de msg ameaçadores, tenho atendido. pergunta: ”qual o bem ele eles podem executar” se não dei nada em garantia. o que quero é acordar. eles só querem do jeito deles. empresa de cobrança sem pudores e critérios para negociar. preciso de uma resposta urgente para conversar com eles com embasamento. não podem me ameaçar de execução. por favor. obrigada.

Respostas
Por: Patrick Ferrão Custódio - OAB: 88525/RS - Passo Fundo - RS
Enviada: 19/03/14 - 15:41:28
Moema, primeiramente, fique calma e não esquente a cabeça com essas cobranças fajutas!


Primeiramente tem que ver de quando é essa dívida. Se já tiver mais de 5 anos, está prescrita e não pode ser executada. Do contrário, podem entrar com processo de execução.

Se houver processo de execução (e somente nesse caso),é que podem penhorar bens seus (não importa se foram dados em garantia ou não). Podem ser penhorados veículos, obras de arte, jóias ou valores que vc tenha no banco.

mas para isso, eles devem entrar com ação de execução. Aí vc vai receber uma citação para pagar a d´pivida ou parcelar em até 7 vezes, diretamente em juízo.

Pode ainda propor parcelamento dentro das suas condições, e pode ser aceita por eles, judicialmente. Só depois disso é que poderá ser penhorada alguma coisa! Então é um caminho longo pela frente.

No seu caso, se vc tem cópia das mensagens enviadas, consulte um advogado para entrar com ação de indenizaçãopór danos morais contra a empresa, face à cobrança vexatória e abusiva.

Seu advogado poderá facilmente discutir os índices de juros e correção desse valor que a empresa está cobrando.

Só não faça loucuras de fechar um acordo muito alto, que n~~ao vai conseguir honrar depois.

Fale com eles e faça a proposta de pagamento que vc tem interesse, se não aceitarem, diga que não tem interesse em pagar e que eles podem fazer o que quiser! SE vc não tiver bens a serem penhorados, a execução será arquivada!