Não é cadastrado, clique aqui!
Não é cadastrado, clique aqui!
Quinta-feira, 24 de julho de 2014
Esquerda
Direita
Share
Dicas Úteis
21954 pessoas já leram esta FAQ. 

Cuidados ao comprar na internet

Comprar na Internet é certamente muito cômodo, permitindo a comparação instantânea de preços e o recebimento da compra em domicílio, e está se tornando cada dia mais freqüente o seu uso pelo público consumidor.

Mas cuidado, nem toda loja é idônea e o simples fato de ter uma página na internet não garante que ela realmente exista e que você vai receber o produto pelo qual pagou.

Portanto, aqui vão algumas dicas para você fazer uma boa compra na internet e evitar dores de cabeça:

Confirme o CNPJ da empresa vendedora

Sempre verifique que a loja escolhida possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e comprove se a situação cadastral esta ativa acessando o site da Receita Federal

O CNPJ deveria constar no site, se não constar ligue para a loja e peça o CNPJ, é obrigação o fornecimento desta informação.

Verifique o endereço físico da empresa

Quando você compra na Internet sempre verifique a idoneidade e a existência da empresa. Telefonar a empresa é uma forma de verificação.

O telefone fornecido não deve ser um celular, ele deve ser um numero fixo. Linhas começando com o digito 7, 8 ou 9 são em geral de celulares, portanto cuidado.

Se o número chamado não atende ou sempre esta ocupado, também pode indicar que a empresa não existe.

Se você for atendido confirme o endereço físico da empresa. Se a empresa recusar ou informar que é somente uma loja virtual e não possui endereço físico, desconfie, isto não é permitido para empresas.

Confirme o telefone

Continuemos com as verificações que você pode fazer para estabelecer a idoneidade da empresa vendendo na Internet.

Você agora possui uma copia da ficha cadastral do CNPJ da empresa, o telefone da empresa e o endereço físico da empresa.

Compare este com o endereço constando da ficha cadastral do CNPJ.

Se for a mesma, tudo bem, entretanto se for diferente ligue de volta para a empresa e pergunte se mudaram de endereço e qual era o endereço anterior.

Se não puderem responder, você já sabe, desconfie, pois o endereço cadastrado é o endereço oficial e legal da empresa.

Não esqueça do e-mail

Você continua querendo comprar na loja que você escolheu na Internet mais não consegue o CNPJ, não atendem ao telefone e não fornecem o endereço.

A recomendação seria: procure outro fornecedor.

Mas se você quiser insistir mande um e-mail pedindo estas informações. Se responderem, ótimo, verifique os dados e se estiverem corretos tome sua decisão.

Como regra geral o E-mail de uma empresa que vende pela Internet deve ter o mesmo endereço que a URL.

Ou seja se a loja se encontra em www.sualoja.com.br o e-mail deveria ser algumacoisa@sualoja.com.br e não algumacoisa@hotmail.com.br ou gmail ou terra ou uol etc... Que são normalmente e-mails de pessoas físicas.

Opiniões sobre a empresa e os produtos vendidos

Por último, mas não menos importante, você deve verificar as opiniões sobre a empresa e os produtos vendidos.

Você já verificou o CNPJ, o telefone, o endereço físico e o e-mail da empresa, mas gostaria de ter certeza que a loja vai lhe atender bem e que a garantia realmente funciona.

Para isto existem certos mecanismos que permitem verificar a opinião dos clientes que já compraram com a empresa.

Alguns sites, como Buscapé, Bondfaro, outros Portais de Venda e do Ebit você encontra opiniões escritas por clientes satisfeitos e insatisfeitos que avaliaram a empresa onde fizeram a compra.

Veja como exemplo o site Buscapé.

Lembre-se é seu direito verificar e questionar a empresa na qual você vai efetuar uma compra e é obrigação dela fornecer as informações que são de domínio publico.

Uma dica da empresa www.digitaldisc.com.br, onde você encontra os melhores preços e a maior garantia na compra de pen drives, mp3 e cartões de memória.

Comentários
1 comentário
Cadastre-se e receba notícias. É grátis!