Não é cadastrado, clique aqui!
Não é cadastrado, clique aqui!
Terça-feira, 02 de setembro de 2014
Esquerda
Direita
Share
SPC / SERASA / SCPC
Cadastros de Crédito   |   Cadin   |   Dívidas
Cadastros de Crédito
62029 pessoas já leram esta FAQ. 

O que é o SCPC (novo cadastro de crédito da Boa Vista Serviços) ?

SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), assim como SPC e SERASA, é um serviço de cadastros de crédito.

É um cadastro gerido pela Boa Vista Serviços, empresa que foi constituída em 2010 para competir com o SPC Brasil (serviço gerido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a qual é detentora da marca SPC) e com a SERASA em um ramo que se tornou extremamente lucrativo nos últimos anos.

A Boa Vista Serviços é constituída pela Associação Comercial de São Paulo juntamente com o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, a Associação Comercial do Paraná, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre e o fundo de investimentos de Private Equity TMG Capital.

Quando de sua constituição a empresa foi avaliada em mais de R$ 1 bilhão e armazena cerca de 4,5 bilhões de dados de crédito.

Site: www.boavistaservicos.com.br

Assim como a SERASA, o SPC e o SCPC devem fornecer gratuitamente aos cidadãos as informações de crédito que possuem, já que se submetem às normas do Código de Defesa do Consumidor e da Lei do “habeas data”.


Código de Defesa do Consumidor:

"SEÇÃO VI

Dos Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores

Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.


§ 1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.

§ 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.

§ 3° O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas.

§ 4° Os bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, os serviços de proteção ao crédito e congêneres são considerados entidades de caráter público.
"

Fonte: SOSConsumidor.com.br, atualizado em 2 de janeiro de 2013

Comentários
15 comentários
Mais sobre Cadastros de Crédito
Cadastre-se e receba notícias. É grátis!